6 opções para turbinar o currículo de quem vai entrar no mercado de trabalho

Alternativas vão do pacote Office e do Windows a programas de design gráfico

Compartilhe!

5 curtiram
Com certeza, você já ouviu este ditado popular: "Tudo na vida tem uma primeira vez". Pode até ser que este "provérbio" não seja uma verdade absoluta, mas ele se encaixa bem em algumas áreas e em alguns momentos da vida. Exemplo disso é o instante em que se entra no mercado de trabalho.
 
Trata-se de um mundo novo, concorrido. E qual é a maneira de se aproximar da primeira contratação de sua vida? Por meio de um currículo.
 
Este documento passa longe de ser uma simples relação com informações pessoais. Ele traz a trajetória educacional e profissional de um indivíduo. Seus dados são determinantes em processos de seleção. E é por isso que quem vai entrar no mercado de trabalho precisa pensar nele com antecedência.
 
Evidentemente, não adianta ter um currículo bonito e bem organizado se ele não for recheado de competências. Afinal, qualquer empregador vai dar preferência para um profissional mais completo em detrimento de alguém que ainda não tenha capacitações.
 
Por isso, se você está prestes a ingressar nesta "selva", uma alternativa é buscar cursos e conhecimentos que tornem seu currículo mais atrativo e completo. Desta forma, a chance de ter seu primeiro emprego (e salário) crescem.
 
Para lhe ajudar nisso, separamos seis capacitações, que vão lhe ajudar a ter um currículo profissional adequado para o início de sua carreira. Vamos lá?!
 
1. Windows, Microsoft Office e Internet
 
Atualmente, o mínimo que se espera de qualquer pessoa que vai entrar no mercado de trabalho é que entenda de computação. Com o mundo tão voltado à tecnologia, o bom uso do que é básico no mundo da informática é uma exigência. As chances de alguém que não sabe o mínimo deste universo são pequenas, já que tudo que se faz passa pelo computador.
 
Sendo assim, é preciso compreender as funções básicas de um sistema operacional, principalmente do Windows, que é o mais usado no mundo. Além disso, o profissional deve saber criar documentos de texto, planilhas, apresentações e outros elementos presentes no pacote Microsoft Office.
 
Outra coisa: a internet está no dia a dia de todos. Então, saber acessá-la, utilizar seus recursos mais simples e executar ações gerais é uma necessidade.
 
Se você não domina algum desses itens citados, não se preocupe. Clicando aqui, você encontra um curso rápido e completo. Em menos de uma semana, você vai entender tudo que precisa para incrementar seu currículo com conhecimentos de informática.
 
2. Excel Completo
 
Passado o aprendizado do pacote Office, você pode dar mais um passo, saltando do uso do Excel básico para o completo.
 
Isso será um grande diferencial em seu currículo. Sabe por quê? Porque a utilização mais ampla desta ferramenta vai permitir que você efetue tarefas mais complexas, com cálculos complicados, de forma ágil.
 
Não é só isso. Quem dominar este programa de planilhas vai trabalhar com funções financeiras, segmentação de dados, rastreamento... Também vai ter condição de criar relatórios, usar funções financeiras e muito mais.
 
Agora, pare um pouco e pense... Há muitas outras possibilidades dentro do Excel, mas as citadas no parágrafo anterior são necessárias em muitos mercados diferentes, como bancos, empresas diversas, contabilidades, área portuária e vários outros. Portanto, este programa pode abrir um leque maior, ampliando o horizonte para o profissional.
 
Legal, né?! Então, não perca tempo. Aprenda o Excel completo aqui.
 
3. Apresentações Profissionais com PowerPoint e MovieMaker
 
Aqui, vamos tratar de dois mecanismos de apresentações importantes e que sempre estão em alta: slides e vídeos. Vamos falar desses dois formatos, começando pelo segundo.
 
Os vídeos são febre. Essa junção de áudio e imagem, que começou com a televisão, sempre bombou e vai continuar assim por muito tempo. Este meio de se comunicar, nos últimos anos, deixou de ser exclusividade das televisões e ganhou a internet, com o YouTube e outras redes ou mídias sociais/digitais. Eles também estão no WhatsApp, no TikTok e em outras alternativas audiovisuais.
 
Mas se engana quem acha que se trata apenas de diversão. Vídeo também é sinônimo de trabalho, sendo um excelente recursos para ações de marketing. Ele é usado, ainda, em canais exclusivamente corporativos. Ou seja, para aonde você for, possivelmente, vai encontrar alguém fazendo vídeos para uma empresa.
 
No entanto, para se publicar ou veicular este tipo de mídia, é necessário editá-lo antes, montando, cena a cena, o material. Isso é feito em programas especializados, mas que nem sempre são fáceis de manusear.
 
Então, para aqueles que precisam fazer vídeos simples, existe um software dentro do Windows que se chama MovieMaker. Ele é um editor que permite a criação de vídeos e posterior uso em diferentes canais.
 
Quanto aos slides, este é um formato que não sai de moda. Em apresentações corporativas ou trabalhos diversos, nada melhor do que arquivos como estes, que aliam animações e efeitos à liberdade para trabalhar informações em um ambiente ótimo para se criar diagramações.
Os slides são tão comuns, que não é preciso pensar muito para  lembrar de ocasiões em que você os viu - ou utilizou. Pode ter sido em aulas de faculdade ou na escola. Ou então, em pesquisas na internet. Seja como for, eles estão sempre presentes por aí.
O software mais usado para este formato é o Microsoft PowerPoint, que é cheio de recursos. Com ele, o material ganha movimento e animações variadas.
Sendo assim, se você quer criar boas apresentações ou até produtos, precisa conhecer e saber utilizar as ferramentas aqui citadas. Clicando aqui, você acessa um só curso no qual vai aprender sobre os dois aplicativos.
 
4. Assistente Administrativo
 
Assistente administrativo é o profissional que tem como função acompanhar as rotinas de uma determinada empresa. Ele auxilia diversas áreas de uma mesma organização, elaborando relatórios e planilhas, por exemplo.
 
Este trabalhador pode atuar em mais de um setor. É comum ver assistentes administrativos em RH, financeiro, gestão de pessoas, hotéis e muitos outros.
 
Por ter de ser um multifacetado, este indivíduo deve aprender habilidades de um administrador e muitos modelos de gestão, para, desta forma, ter sucesso e espaço neste mercado.
 
Para conhecer todas as rotinas correspondentes à função e desenvolver capacidades para ser um auxiliar diferenciado, clique aqui e se matricule no curso.
 
5. Photoshop Completo
 
Até aqui, citamos pontos mais básicos para que seu currículo seja bem interessante. Mas também existem opções mais avançadas, que serão tidas como diferenciais, dependendo do ramo em que se quer atuar.
Uma das alternativas é o Adobe Photoshop, a principal ferramenta de edição de imagens do mundo. Se você tiver de criar peças, editar fotos e/ou desenvolver artes, inclusive para redes sociais, este é o software mais indicado.
Ele é cheio de recursos. Por isso, para dominar esta ferramenta, é preciso mergulhar nela e estudar. Aqui, você encontra um curso de Photoshop, que dura menos de uma semana. 
 
6. CorelDraw
 
Indo na mesma linha do tópico anterior, encontramos outra opção: o CorelDraw, um dos programas de design gráfico mais tradicionais e conhecidos do mundo.
Por meio de vetores, através dele, consegue-se desenvolver logotipos e desenhos de nível profissional. Também é possível diagramar e finalizar layouts. Isso quer dizer que você pode criar, desde uma arte para as redes sociais, a uma revista que vai para as bancas.
Quer aprender a utilizar esta poderosa ferramenta? Então, se matricule aqui.