Capacitar o aluno a desenvolver textos mais elaborados utilizando o editor de textos Microsoft Word; fazer planilhas no Excel; fazer apresentações visuais no Power Point, aprender a navegar na Internet, usar o email, além de utilizar com fluência os recursos básicos do Sistema Operacional Windows. Curso completo em informática e computação básica.
Pré-requisitos
Este curso foi estruturado para iniciantes, por essa razão não há pré-requisitos. Este curso é destinado a todos os participantes que desejam obter maiores conhecimentos no Sistema Operacional Windows, no Office e navegação em Internet.
Metodologia
Aulas totalmente práticas no Microsoft Office, Windows e Internet, onde cada conceito, após uma breve explanação teórica, é executado e configurado, através de exemplos dirigidos e exercícios práticos, otimizando e reforçando o aprendizado.
Conteúdo Programático
WINDOWS: - Ativando e apresentando o Windows - Trabalhando com o mouse - Menus - Caixas de diálogo - Janelas de aplicativos - Barras de rolagem e área de transferência
Trabalhando com documentos: - Personalizando o menu iniciar - Trabalhando com a barra de tarefas - Utilizando o meu computador - Utilizando o Windows Explorer - Alterando as configurações regionais - Data e hora do sistema - Configurando o mouse - Alterando as configurações de vídeo - Configurando fontes e teclado
Adicionando uma impressora: - Configurando uma impressora instalada - Informações gerais - Detalhes - E o papel da impressora
Configurando uma impressora de gráficos: - Folhas de impressora - Opções de dispositivo - Selecionando e removendo uma impressora instalada - Imprimindo documentos - Visualizando a fila de impressão - Alterando ordem - Suspendendo e excluindo um arquivo da fila de impressão - Utilizando a calculadora - Paint e WordPad
Novidades: -Aprenda a fazer gravações e cópias para CDs e DVDs - Baixar fotos de máquinas digitais para arquivar no computador - Fazendo transferências de arquivos, de músicas, vídeos e outros para o Pen Drive, iPod ou MP3 Player.
WORD: -Apresentação - Novos Recursos - Requisitos do Sistema - Acesso ao Software - A Tela do Word - Dicas para uma boa digitação - Saindo do Word - Como trabalhar com Assistentes do Microsoft Office - Utilização do teclado - Acentuação- Para que - E como salvar arquivos - Versões de Arquivos - Carregando Arquivos - Iniciando um Novo Arquivo - Formas de Visualização - Movimentação do cursor pelo teclado - Seleção de Texto via menu - Desfazendo operações - Inserindo caracteres - Movendo - Copiando e eliminando blocos - Formatando caracteres - Trabalhando com margens através da régua - Formatando parágrafos - Inserindo e removendo uma quebra de página - Copiando bordas e sombreamentos - Copiando formatos - Utilizando o corretor ortográfico - Auto-correção e auto-texto
Localizando e substituindo textos
Marcadores e numeração: - Cabeçalhos e rodapés - Cabeçalhos diferentes nas páginas - Formatando a página- prévia da impressão - Imprimindo - Tabelas - Inserindo e excluindo linhas e colunas em tabelas - Alterando a largura das colunas de tabelas - Definindo a altura da linha - Como desenhar uma tabela - Tabulação e Mala Direta
EXCEL: -Apresentação - Novos recursos - Requisitos do sistema - Acesso ao software - A tela do Excel.
Definições importantes: - Saindo do Excel - Como trabalhar com o Assistente do Microsoft Office - Utilizando o teclado e acentuação
Ícones mais utilizados: - Para que e como salvar arquivos - Fechando uma pasta - Carregando arquivos - Iniciando uma nova pasta - Movimentando o cursor pelo teclado e movimentando o cursor pelo mouse
Tipos de dados: - Números - Fórmulas - Textos. -Acesso aos menus - Entrada de dados - Editando conteúdo de uma célula - Selecionando blocos - Apagando o conteúdo de células - Desfazendo a última operação - Movendo e copiando blocos.
Inserindo Linhas/Colunas: - Pastas abertas - Digitando fórmulas - Referência de células - Endereços relativos - Endereços absolutos - Alterando a largura das células e alterando a largura das suas linhas
Formatando números e caracteres: - Criando bordas - Definindo padrões e alinhamentos.
Formatação condicionada: - Impressão e recurso de preenchimento automático
Criando listas personalizadas: - Gráficos - Alterando tipo de gráficos - Alterando dados na planilha e alterando cores das séries
POWER POINT: -Como iniciar e encerrar o Power Point - Identificar os principais elementos de sua janela - Criar - Salvar - Fechar e abrir apresentações
Como trabalhar com o modo slides: - Tópicos - Classificação de slides - Anotações e apresentações de slides
Como inserir slides e editar o slide selecionando: - Copiando - Movendo - Apagando - Inserindo e corrigindo slides
Como desfazer comandos ou ações: - Trabalhar com o Assistente do Microsoft Office - Formatar fontes -marcadores e o alinhamento
Como formatar o layout do slide: - O esquema de cores do slide - Criar e formatar cabeçalhos e rodapés
Como inserir: - Alterar e remover marcadores
Verificando a Ortografia
Localizando e substituindo
Como trabalhar autocorreção: - Autoformatação e autopreenchimento
Como inserir comentários: - Figuras e como controlar as alterações de uma pasta de trabalho compartilhada
Classificando e filtrando dados: - Trabalhando no modo classificação de slides e inserindo anotações nos slides
Como testar intervalos e gravar narrações: - Configurar a apresentação - Personalizar a animação de Slide - A transição e como ocultar Slides - Melhorar a aparência da apresentação
Como inserir e trabalhar com tabelas do Word e Excel
Como inserir e trabalhar com gráficos: - Figuras - Autoformas - Organogramas - Clip Arts e Word Art
INTERNET: -Como navegar - Dicas e conceitos para uma boa navegação através de noções básicas ensinadas na aula - Incluindo como usar o Outlook Express e Correio Eletrônico