Programar: por onde começar?

Como começar a trabalhar com sites, softwares e aplicativos

Compartilhe!

3 curtiram
Está cada vez mais difundida a informação de que a programação é a profissão do presente e do momento. Tanto é que, de forma recorrente, a mídia tradicional publica matérias, apontando o crescimento da demanda por desenvolvedores. Exemplo disso é a reportagem do portal da Revista Exame, que, recentemente, colocou no ar esta reportagem: “Procura por carreira de programador cresce 30% no Brasil e Phyton é a linguagem mais buscada” .

Claro que a alta busca por programadores é um dos pontos altos de se trabalhar neste ramo. Mas existem outros, como grandes remunerações, salário em moeda estrangeira, trabalhar de casa ou enquanto se viaja. ..

Todos estes benefícios são de conhecimento geral. Assim, a dúvida que muitos têm é por onde entrar neste mundo de oportunidades e vantagens.

Para responder a pergunta, criamos este artigo e já vamos lhe dizer qual é a porta de entrada para o universo do desenvolvimento: é a função front-end, que vamos detalhar a partir de agora.


1. O que é front-end?


Um desenvolvedor front-end é um profissional que trabalha com a interface gráfica de um site, aplicativo, software ou algo relacionado. É ele quem cria estruturas, comportamentos, design e tudo que é apresentado ao usuário para interação.

Aliás, por conta de os internautas lidarem diretamente com o resultado de seu trabalho, este programador tem uma grande preocupação com a experiência do usuário, tendo de sempre pensar em elementos como desempenho do portal ou do app.


2. Por que é bom para iniciantes?


O front-end é indicado como porta de entrada  para quem vai mergulhar na área de desenvolvimento. Isso porque não é necessário conhecimento prévio em programação para ingressar no segmento. Sendo assim, ter habilidades básicas de informática já credenciam uma pessoa a partir para este caminho, no qual vai criar interfaces.
É bom que se diga, também, que aqueles que desenvolvem a capacidade de atuar como front-end poderão, depois, partir para outros ramos, como back-end e muito mais.


3. Linguagens


O trabalho do desenvolvedor front-end é feito por meio de linguagens. Algumas das principais são:
  • HTML5, para páginas web;
  • CSS3, que é responsável, entre outras coisas, pelo visual;
  • Javascript, que cria dinamicidade nos portais.

4. Aprendizado


Como já foi mencionado, é possível ingressar na área sem ter conhecimento sobre programação. No entanto, para se tornar um desenvolvedor front-end, será necessário ganhar capacidades e aprender linguagens como as citadas.

É possível criar tais habilidades em pouco tempo — ou melhor, em poucos dias. Clicando aqui , você conhece o curso online gratuito sobre a Essência Full Stack que pode lhe ajudar a dar os primeiros passos nos dias 15, 16 e 18 de novembro.