Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 18 de maio de 2024.
23/06/2022
Construção
6 meios para planejar e garantir o sucesso de sua construção
Construir a própria casa é sonho de muita gente. Fazer cômodos do seu jeito, escolher a disposição e o tamanho de cada espaço interno, idealizar a área externa... "Imagine só que maravilha quando tudo estiver pronto", pensa-se.
 
De fato, o novo empreendimento tem tudo para ser uma realização para quem o alcança, desde que se leve em consideração uma coisa: antes de sair por aí quebrando, cavando ou até erguendo paredes, planeje. Com certeza, disso vai depender o sucesso de sua empreitada.
 
Refletir sobre a obra, fazer orçamentos, prever gastos e definir todos os detalhes do imóvel antes de os trabalhos começarem é fundamental. Afinal de contas, erros no percurso podem ser evitados assim.
 
Além disso, pensar em cada passo vai impedir, por exemplo, que você execute os serviços e, no meio, veja que algo está errado. Convenhamos: refazer um cômodo mal idealizado ou ter de rever conceitos vai atrasar a entrega, aumentar custos e, em alguns casos, até mesmo colocar em risco a segurança de quem vai morar na residência.
 
Portanto, planejar não é uma opção, mas uma obrigação. Então, para projete tudo antecipadamente. Aliás, você mesmo pode fazer isso, desde que use alguns recursos voltados para a construção. Eles são técnicos, mas podem ser assimilados rapidamente. Por sinal, alguns nem requerem conhecimentos prévios. Basta saber usar minimamente um computador para usá-los.
 
Vamos mostrar para vocês seis recursos/sistema que vão lhe ajudar — e muito.
 
              1. Inicie pelo “alicerce”
 
De acordo com o site Construindo Casas, ao planejar um imóvel, a primeira etapa é fazer o projeto. Este passo precisa começar com o Autocad, um software amplamente conhecido e utilizado em toda a construção civil, inclusive, nos trabalhos executados por engenheiros e arquitetos.
 
Este programa é um sistema do tipo CAD (Computer Aided Design), que cria peças de desenho técnico em duas dimensões (2D). Ele também é usado para elaboração de modelos tridimensionais.
 
Valendo-se de vários recursos, o sistema é usado para esboçar e definir ligações elétrica e hidráulica. O AutoCad também vai ser útil na disposição de toda estrutura física, com suas paredes, teto, cômodos e afins.

Em outras palavras, esta ferramenta permite projetar tudo que pretende fazer. É daqui que nasce seu esboço de imóvel. Resumidamente, é como se este fosse o alicerce daquilo que se pretende construir.
 
Um detalhe pertinente: embora seja considerado uma solução completa pelo mercado, este programa requer conhecimentos simples para que seja utilizado. Basta saber o básico de Informática para operar esta ferramenta.

Então, se você vai iniciar alguma construção, clique aqui e aprenda a usar o AutoCad.

            2. Visualize melhor seu projeto 

Após ter desenhado seu projeto, é hora de avançar, pensando em profundidades, altura, móveis e até mesmo na decoração dos ambientes que quer criar na nova residência. Para que haja exatidão nesta etapa, use outra ferramenta muito usada por profissionais da área: o SketchUp.
 
Este programa permite que se faça modelagem em 3D. Entre outras coisas, ele vai fazer seu projeto ser mais real.
 
Este sistema expande a percepção espacial de tudo que compõe o projeto. Além disso, possibilita que sejam realizados cálculos de área, o que vai dar a ideia de gasto com acabamento, revestimento e muito mais.
 
O uso do SketchUp requer conhecimento básico em Informática e em geometria. Se você tem tais capacidades, cliquei aqui e aprenda a usar o programa. Tenha certeza: suas maquetes eletrônicas vão deixar seu projeto mais perto de sair do papel.
 
           3. Simule a construção
 
Hora de dar mais um passo: simular a construção de verdade. E isso é feito por meio do Revit.
 
Usado para planejar, construir e até mesmo realizar o gerenciamento de qualquer infraestrutura, este programa conta com recursos parametrizados, que têm como objetivo a geração de elementos presentes de forma simultânea em diversas vistas de projeto, incluindo plantas, cortes, elevações e perspectivas.
 
Cheio de ferramentas, com o Revit é possível economizar ou, pelo menos, evitar desperdícios. Isso porque, entre outras coisas, ele traz informações específicas.
 
Além disso, ele permite que sejam visualizadas, de forma rápida, todas as alterações provocadas por mudanças no projeto, que é chamado de "obra virtual". Assim, na hora em que a construção estiver em andamento, qualquer atualização pode ser realizada de forma mais eficaz e em menos tempo.
 
Utilizar este programa requer conhecimentos de arquitetura ou engenharia ou, então, saber utilizar o AutoCad. Está habilitado a dar este passo? Então, cliquei aqui e saiba como usar e dominar o Revit.

           4. Gerencie recursos
 
Tome cuidado para não haver desperdícios e para que cada etapa da construção seja seguida milimetricamente, gerenciando prazos, recursos e custos. Esta tarefa pode parecer difícil, mas não é. Pelo menos para quem usa o MS-Project.
 
O software tem, ainda, recursos que ajudam a identificar situações críticas, além de executar análise de variação do prazo e custo e até mesmo alocação de mão de obra.
 
Tudo que é feito neste sistema serve para otimizar a obra, o que é feito graças aos relatórios e gráficos gerados com informações específicas.
 
O Project requer, somente, conhecimento básico de Informática para ser operado. Clique aqui e aprenda a usar este programa.

            5. Garanta a conclusão do planejado
 
Ninguém que começa um projeto espera que ele não dê certo ou que tenha de ser interrompido. Este tipo de situação é frustrante sob todos os aspectos.
 
Para que tudo saia "nos conformes", como diz o ditado popular, é preciso utilizar processos específicos, que elevem a chance de sucesso e conclusão. Isso é possível quando se aplica o gerenciamento de projetos, uma habilidade que deve ser desenvolvida por quem sonha em construir um imóvel ou por quem já trabalha nesta área.
 
Este conhecimento toma por base o Guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge), que traz boas práticas, além de padronização e conceituação do que pode/deve ser usado em processos, ferramentas e técnicas. Aqui, princípios e domínios de desempenho são os responsáveis por apontar a direção a ser seguida na construção.
 
Assim, esta é uma habilidade que pode ser utilizada por gerentes gestores, coordenadores de projetos ou qualquer outro indivíduo envolvido nas obras.
 
Para aprender como efetuar o gerenciamento de projetos com PMBOK, clique aqui.

              6. Ainda mais precisão 

Ainda no campo da gestão da construção, outra alternativa para garantir que seu empreendimento seja bem-sucedido é a coordenação de Projetos BIM (Building Information Modeling).
 
O BIM, ou Modelagem da Informação da Construção, fornece as informações da obra, permitindo o gerenciamento de seu começo até o fim. Com isso, entre outras coisas, entrega uma perspectiva precisa dos materiais a serem usados, evitando e/ou reduzindo desperdícios.
 
Além disso, com este conhecimento, consegue-se encontrar soluções para falhas já existentes e até prever erros que possam aparecer no futuro. Deste modo, coordenar os trabalhos e a obra se torna tarefa menos complexa e estressante, pois tudo é mais previsível.
 
Para desenvolver esta capacidade, clique aqui.
 
Escolha seu caminho
Agora que você já sabe que existem várias opções para planejar, gerenciar e coordenar suas construções, pode escolher o melhor caminho para seguir antes de começar a colocar tijolo sobre tijolo. De tudo que viu, escolha o que melhor se adapta a seu perfil e vá em frente.
 
Vale ressaltar, no entanto, que, independentemente da forma ou do software que vai usar no processo, planejar é fundamental. Disto dependem o sucesso de seu projeto e até a sua saúde financeira.

Há, ainda, outras opções para quem quer se aprofundar em construção. Como se trata de uma área que sempre está em alta, vale a pena conhecer as melhores práticas. Isso vai contribuir para o andamento de suas construções. Também pode fazer você ganhar dinheiro, caso seja contratado para usar suas habilidades, a fim de gerir ou coordenador projetos de outras pessoas.

 


Atalhos da página

CONHEÇA AS ROTAS

Plano E-Solution Smart - Todos os direitos reservados
(00) 0000 - 0000 | contato@seudominio.com.br
Rede Corporativa e-Solution Backsite