Os 10 passos secretos de um programador de verdade
O programador é o profissional de TI que tem a missão de escrever instruções para que o computador se comporte conforme alguma alguma regra esperada. É o programador que escreve o famoso “Algoritmo” que decide o que você vai ver no seu Feed das Mídias Sociais, é o programador que constrói as plataformas das mídias sociais, é o programador que constrói o sistema que funciona no seu telefone. Tudo o que consumimos hoje na internet necessita de um exército de programadores para ser mantido e para evoluir. Não há programadores o suficiente para a demanda do mundo. Estamos sedentos por jogos, por aplicativos de comunicação, por informação e ainda estamos inventando o tal do metaverso. Não faltará oportunidade para quem der o primeiro passo.
O contrário do que alguém pode pensar, o programador não é um Nerd, com óculos fundo de garrafa que sentava na primeira cadeira da escola. Também não é um super herói que vai salvar o planeta. O programador não é alguém diferente de você. Ele é uma pessoa exatamente como você que gosta de resolver problemas.
É sabido que nossas vidas está totalmente pautada no uso de tecnologias que necessitam de programas para computador, para o celular, para o tablet, para a TV, para o relógio, para o painel do carro, para os novos eletrodomésticos, para tudo. Hoje, cada pessoa convive com muitos dispositivos que possuem muitos aplicativos e não há programadores o suficiente no mundo para atender a demanda que estamos criando. Isto faz de um programador, o profissional mais cobiçado do mundo e as empresas estão saindo no tapa para conseguir atrair e manter bons programadores em seu quadro de funcionários.
A profissão é muito difícil, tem que estudar muito
Assim como qualquer outra profissão, existem faixas que demonstram o nível que cada profissional está. Para começar é bem tranquilo e você pode iniciar em uma área mais fácil, ser um Programador Júnior Faixa Branca e entrar na carreira com salário não muito alto, mas justo para o patrocinar seu início.
Existe espaço para quem gosta de pesquisas novas tecnologias e desenvolver novas soluções e existe dez vezes mais espaço para quem gosta de aplicar o que aprendeu em centenas de ocasiões. Há espaço para todos os perfis.
Pensar assim é um assassinato para a evolução humana. Pensa, um software é a automação da metodologia de trabalho de alguém. Quem detém os melhores métodos? Quem tem mais experiência nas diversas profissões? Programadores que migram de outras profissões criam aplicações incríveis. Se você já tem uma idade mais avançada e gosta de resolver problemas, será certamente um programador excepcional e poderá criar aplicações que podem ajudar muitas pessoas no seu nicho de trabalho.
Alguns mitos são criados para justificar o medo de programar. Este negócio de todo dia surge uma nova tecnologia e você fica desatualizado constantemente é tão irreal que eu conheço programadores que trabalham há 20 anos com a mesma tecnologia. O que muda constantemente é o mercado. Este sim só cresce e tem sede de novas soluções. Sempre há novidades, mas as novidades não descartam o seu conhecimento, não eliminam suas oportunidades e não oferecem risco para você. O contrário disso, são gatilhos para você ser mais cobiçado ainda.
Existem duas formas para você tornar-se um programador:
O escovador de Bits
O escovador de Bits é apaixonado pelo seu código. Ele olha para dentro e vive da dificuldade e da complexidade de suas criações. Você sabe quando esta se tornando um escovador de bits quando só você entende o seu código ou quando o seu colega precisa estudar 5 anos para poder conversar com você. Este tipo de programador eu as empresas querem fora de suas equipes pois não ajuda ninguém e vice completamente só. Cuidado para não se tornar um escovador de bits. Está cheio de cursos por aí para tornar você um escovador de bits, aliás o professor é um escovador de bits, talvez você tenha que estudar antes de falar com ele. Cuidado para não eleger um escovador de bits como seu mentor. Quando há um cara deste na empresa o empresário só pensa em como deixar de depender deste tipo de profissional e como se livrar dele.
O desenvolvedor de soluções
Como o próprio nome já diz, este cara não cria problemas, ele ajuda a resolver. Este é o cara que o mundo cobiça, que não fica sem emprego, que trabalha onde quer e todo mundo gosta de trabalhar com ele. O desenvolvedor de soluções programa para o outro, seu código é limpo, fácil de entender e qualquer programador será capaz de ajudá-lo a ajudar o mundo. Quando você for aprender a programar escolha um desenvolvedor de soluções para ser o seu mentor e faça tudo de tal forma que outra pessoa possa ajudar você a crescer mais e mais. Lembre-se as pessoas não existem para solucionar problemas nos códigos, são os códigos que existem para ajudar as pessoas a resolvem os problemas.
O que você tem que fazer para tornar-se um programador desenvolvedor de soluções
Eleger um problema que você sabe resolver na vida real.
Pesquisar uma solução real, baseada nas melhores práticas, orientada por uma metodologia incrível, para resolver o problema.
Desenhar as telas da solução no papel de pão.
Aprender a fazer as telas que você desenhou com uma linguagem simples e sem complicação.
Deixar suas telas tão bonitas até que você se apaixone por elas.
Apresente sua ideia para colegas e pessoas que possam usar a solução depois de pronta. Colha opiniões, avance no seu plano.
Crie as interações nesta tela para avaliar a facilidade do uso.
Implemente os dados e transforme seu protótipo em uma solução real.
Teste tudo exaustivamente, solicite ajuda para testar e não fique bravo se alguém encontrar um erro. Simplesmente ajuste e siga em frente.
Padronize sua experiência e repita este passo a passo em todas as soluções que você for criar.
Viu, você não precisa saber programar uma só linha para começar. Pense em algum problema que você sabe resolver, pegue um lápis e um papel e inicie imediatamente a transformação da sua vida.