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22/04/2021
Gestão
Conheça Sete Alternativas Para Brilhar no Setor de Gestão de Pessoas
Recursos Humanos (RH) e Departamento Pessoal (DP) são áreas tradicionais e estabelecidas há tempos. Mas, estes dois setores, atualmente, integram um setor mais abrangente, chamado Gestão de Pessoas, cujo objetivo principal, de forma resumida, é criar estratégias e mecanismos para trabalhar capacitação, envolvimento e desenvolvimento de competências do capital humano, trazendo satisfação e também realização aos funcionários. Se bem trabalhado, isso vai ajudar a atingir metas organizacionais.
 
Para que esta gestão seja efetiva, valorizando o material humano, é fundamental que os profissionais da área dominem os mais diversos aspectos deste serviço. Portanto, devem conhecer bem processos como contratação de profissionais, lapidação de talentos, cuidados com documentações, treinamentos e muitos outros.
 
Sendo essencial, a área é cheia de oportunidades, tanto para quem quer entrar na gestão de pessoas quanto para aqueles que já estão inseridos, mas sentem a necessidade de um upgrande no currículo. Pensando justamente nestes dois públicos, separamos sete treinamentos, que vão ajudar qualquer profissional que já atua ou que sonha em trabalhar neste setor. Vamos conferir a lista?
 
1) RH - Formação de Profissionais de Recursos Humanos
 
Para aqueles que planejam trabalhar em RH, é preciso criar o fundamento para se construir uma carreira de sucesso. No entanto, esta base só será firme e sólida se o profissional adquirir conhecimentos e técnicas básicas de uma gestão moderna de pessoas.
 
Para isso, é necessário compreender bem recrutamento e seleção de profissionais, além de avaliação de desempenho. Desta forma, o funcionário de RH vai conseguir, entre outras coisas, elaborar treinamentos e formas de desenvolvimento de pessoas.
 
Outro ponto importante é entender sobre clima organizacional, com ideias sobre qualidade de vida no trabalho, variáveis, pesquisas e muitos outros processos.
 
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2) DP - Departamento Pessoal na Prática
 
Quem vai atuar em Departamento Pessoal, também deve ter uma boa base, ou seja, precisa conhecer as principais tarefas deste setor. Para isso, entre outros, o profissional terá de estudar e desenvolver noções de Direito do Trabalho. Mais um aspecto importante a ser desenvolvido é o conhecimento das diferentes formas de contratação.
E não para por aí. Aquele que atua no DP vai ter de entender sobre rescisões, documentação e encargos. Apenas com a união destes elementos, o profissional vai ter sucesso no setor.
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3) DP - Departamento Pessoal Avançado (Sistemas)
 
Algo fundamental para quem vai lidar com salários de colaboradores é compreender tudo sobre a aplicação das legislações Trabalhista e Previdenciária. É importante entender esses elementos, porque uma falha pode gerar problemas para os profissionais e para a empresa, que vai correr o risco de sofrer ações na Justiça por causa do não cumprimento (ou cumprimento incorreto) de alguma responsabilidade como empregador.
 
Então, para que o funcionário do RH seja completo no que diz respeito à folha de pagamento e evite qualquer dor de cabeça futura, ele vai ter de conhecer todo processo admissional, cálculo de horas extras, descontos, adicional noturno, insalubridade, periculosidade, férias, 13º salário e até mesmo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
 
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4) eSocial - Passo a passo
 
Nos tópicos anteriores, falamos sobre algumas das obrigações trabalhistas das empresas. Essas que citamos, e outras, foram reunidas no Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Na prática, esta é uma plataforma que junta pagamentos como FGTS e INSS em um só lugar. 
 
Com o eSocial, funcionários e empresas ganham tempo. Isso porque mais de dez documentos que, anteriormente, eram entregues de forma separada passam a ser unificados. Entre a documentação que faz parte do sistema, estão a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) e a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
 
O eSocial não é uma opção para quem contrata prestadores de serviço e, com isso, tem de cumprir obrigações trabalhistas. O sistema é obrigatório para essas empresas, e elas precisam de colaboradores que saibam lidar e mexer nesta plataforma.
 
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5) Encargos Trabalhistas e Encargos Sociais na Prática
 
Você sabe qual é o significado da palavra encargo? Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, significa obrigação, dever.
 
Trazendo isso para o universo trabalhista/social, é correto afirmar que a lista de deveres do empregador, com relação ao empregado, é bem grande. Vamos ver alguns encargos que são bem conhecidos: férias, 13º salário, adicionais de remunerações, auxílio transporte...
 
Cada uma destas e outras obrigações têm sua especificidade, seu cálculo, suas condições. Por isso, quem trabalha com esta parte dos recursos humanos precisa de conhecimento amplo e prática.
 
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6) Cálculos de Rescisão Trabalhista
 
A quebra de qualquer contrato requer atenção e muito cuidado. Errar significa problemas futuros, inclusive de ordem judicial.
 
Nas relações trabalhistas, não é diferente. Equívocos ou pagamentos incorretos enchem tribunais de ações em todo o Brasil.
A fim de evitar este problema para os dois lados (empregador e funcionário), quem atua no RH deve conhecer bem a legislação vigente e precisa saber calcular as folhas de pagamento e rescisões contratuais. Outra capacidade importante é ter condição de analisar os procedimentos estabelecidos para homologações.
 
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7) Auditoria Trabalhista
 
Auditar é realizar um exame analítico de algum aspecto da empresa. Dentre suas muitas variações, está a trabalhista, que exige avaliação técnica e preventiva, com objetivo de orientar a execução de obrigações e de outros aspectos ligados à corporação.
 
O profissional que faz esta análise deve identificar as melhores formas de direcionar os serviços. Outra responsabilidade é evitar possíveis problemas judiciais.
 
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