Capacitar o aluno a realizar o planejamento do início de um novo negócio/projeto e mapear utilizando metodologias e ferramentas de planejamento estratégico otimizando os recursos financeiros existentes.
Pré-requisitos
Noções básicas de Microsoft Word e Microsoft Excel.
Metodologia
Aulas práticas, onde cada conceito, é executado, através de exemplos dirigidos e exercícios práticos, otimizando e reforçando o aprendizado. Serão fornecidos materiais para os alunos realizarem atividades como ebooks e templates.
Conteúdo Programático
PERFIL DO NEGÓCIO E ESTRUTURA ESTRATÉGICA INICIAL - Criar o primeiro material institucional da empresa - Analisar perfil do empreendedor e da empresa - Elaborar a estrutura da empresa analisando suas 9 variáveis - Definir a forma de abertura da empresa
ESTUDO DE MERCADO - Encontrar o público alvo ideal - Mapeamento da concorrência - Criação de vantagem competitiva - Criação da proposta de valor
PLANO DE MARKETING - Definir ações a serem executada antes do primeiro contacto do cliente com a marca - Criar abordagem de venda apropriada para o negócio - Fidelizar o cliente com a marca - Elaborar plano com estratégias de marketing
DIA-A-DIA DA OPERAÇÃO - Aumentar produtividade da operação utilizando técnicas de arranjo físico; - Definir processos do dia a dia da operação; - Estipular pessoal necessário para o cumprimento do dia a dia da operação - Criar plano de fornecedores
RESULTADOS FINANCEIROS - Conhecer linguagem financeira de negócio; - Encontrar estimativa de investimentos totais; - Encontrar estimativa de custos totais; - Analisar projeção de resultados e indicadores de viabilidade do negócio.
AVALIAR O NEGÓCIO ESTRATEGICAMENTE - Avaliar o seu negócio utilizando metodologias de análise ambiental - Construir plano de ação para agir corretivamente
PLANO DE NEGÓCIOS - Montar a estrutura de seu plano de negócios - Definir plano para colocar em prática as ações definidas
COMO ABRIR UMA EMPRESA - Tipos de empresa - Órgãos reguladores - Legislação